O Banco do Nordeste (BNB) foi reconhecido como a marca mais valiosa da região Nordeste e a 21ª do Brasil, de acordo com um ranking elaborado pela Infomoney. A instituição, considerada o maior banco de desenvolvimento regional da América Latina, teve sua marca avaliada em R$ 5,62 bilhões.
O levantamento, que avaliou 208 marcas em 26 categorias, considerou indicadores financeiros, pesquisas de mercado e atributos como confiança, preferência, conhecimento e rejeição. As 50 marcas com melhor desempenho em 2025 foram classificadas com base em critérios de relevância e consistência no mercado nacional.
De acordo com o presidente interino do Banco do Nordeste, Wanger Alencar, o reconhecimento reforça o compromisso da instituição em promover o bem-estar das famílias e impulsionar a competitividade das empresas de sua área de atuação. “Este resultado é consequência do êxito de nossa missão desenvolvimentista e do nosso empenho na redução das desigualdades regionais”, afirmou.
Segundo ele, até o fim do terceiro trimestre, o banco alcançou R$ 51 bilhões em valores contratados — um crescimento de 16,2% em relação ao mesmo período de 2024. O número de operações também aumentou, passando de 3,42 milhões para 3,65 milhões, alta de 6,6%.
Sucessão na presidência
Em outubro, o ex-governador de Pernambuco, Paulo Câmara, deixou a presidência do Banco do Nordeste após dois anos e sete meses de gestão. Sua administração foi marcada por recordes em desempenho e expansão. A vaga passou a ser ocupada interinamente por Wanger Rocha, então diretor financeiro e de crédito, que acumula as duas funções.
A mudança ocorreu após impasses envolvendo a Lei das Estatais, que restringe a nomeação de políticos para cargos em empresas públicas. Com a saída de Câmara, também houve alteração na Diretoria de Negócios: Raimundo Vandir Farias Júnior assumiu o cargo para o triênio 2025-2027, substituindo Luiz Abel Amorim de Andrade.
Projeções e expansão
Em entrevista concedida em setembro ao jornalista Miguel Anderson Costa, no programa Balanço Geral Ceará Manhã, da TV Cidade Fortaleza, Paulo Câmara estimou um crescimento de 20% para o banco em 2025. Ele destacou que o desempenho do primeiro semestre costuma ser um reflexo do restante do ano, com potencial de superação nos meses seguintes.
Atualmente, o Banco do Nordeste atua em nove estados da região, além de partes de Minas Gerais e Espírito Santo, atendendo mais de dois mil municípios. A instituição mantém foco em microcrédito e no apoio a diferentes segmentos da economia regional, com destaque para os programas Crediamigo e Agroamigo, voltados a pequenos empreendedores urbanos e agricultores familiares.
Você acredita que o Banco do Nordeste cumpre bem o papel de fortalecer a economia regional?
Fonte:gcmais
#BancoDoNordeste #BNB #EconomiaNordestina #DesenvolvimentoRegional #Nordeste #Crescimento #Infomoney #Finanças #CentralFMQuixadá
