O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta terça-feira (17/6) a realização de duas acareações no processo que investiga a tentativa de golpe de Estado durante o governo Jair Bolsonaro (PL). As acareações envolvem integrantes do núcleo central da organização investigada pela Polícia Federal.
A primeira será entre o general Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil, e o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro e delator no caso. A audiência está marcada para a próxima terça-feira, 24 de junho, às 10h, na sede do STF, em Brasília.
Braga Netto está preso em uma unidade militar no Rio de Janeiro. Para participar da acareação, ele deverá viajar à capital federal com tornozeleira eletrônica, retornando à prisão imediatamente após o procedimento. Durante esse período, só poderá manter contato com seus advogados. A defesa do general, porém, já solicitou o adiamento da audiência para o dia 27, alegando viagem de um dos advogados. Moraes ainda não decidiu sobre o pedido.
Logo em seguida, às 11h do mesmo dia, será realizada a acareação entre o ex-ministro da Justiça Anderson Torres e o general Marco Antônio Freire Gomes, ex-comandante do Exército e testemunha do processo.
As acareações foram solicitadas pelas próprias defesas de Braga Netto e Torres, com o objetivo de esclarecer supostas contradições nas versões dadas em depoimentos anteriores. O caso envolve, entre outros pontos, o controverso plano “Punhal Verde e Amarelo”, que segundo Mauro Cid previa o monitoramento e até o assassinato de autoridades para garantir a permanência de Bolsonaro no poder.
A defesa de Braga Netto afirma que Mauro Cid mentiu ao dizer que o general teria financiado ações do plano com dinheiro em espécie. Já Anderson Torres busca confrontar a fala de Freire Gomes sobre sua presença em reuniões com viés golpista.
Siga @radiocentralquixada no Instagram e acompanhe as principais notícias do Ceará e do Brasil. Acesse também nosso portal: www.centralfmquixada.com.br
Fonte: Agência Brasil
🗣 Você acredita que essas acareações podem mudar os rumos do processo contra os envolvidos na tentativa de golpe? Comente!
#STF #BragaNetto #MauroCid #AndersonTorres #FreireGomes #TentativaDeGolpe #Acareação #AlexandreDeMoraes #Justiça #PolíticaNacional #CentralFMQuixadá
