O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca nesta quarta-feira (4) para uma rara visita de Estado à França, a primeira em 13 anos por um chefe de governo brasileiro. O encontro com o presidente Emmanuel Macron deverá resultar em uma nova declaração climática conjunta, reforçando o compromisso dos dois países com a agenda ambiental e a preparação para a COP30, que será sediada pelo Brasil em 2025.
Além do tema climático, a agenda bilateral inclui a assinatura de 20 acordos de cooperação em áreas como vacinas, segurança pública, educação e ciência e tecnologia. Um dos destaques será a proposta de criação de um corredor marítimo descarbonizado entre os dois países. Atualmente, a França é o terceiro maior investidor no Brasil, com um volume acumulado de US$ 66,3 bilhões.
A visita também marcará o reconhecimento do Brasil como país livre da febre aftosa sem vacinação, certificação aprovada pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) no final de maio. Lula ainda receberá o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Paris 8 e será homenageado pela Academia Francesa, tornando-se o segundo brasileiro na história a receber a honraria, após Dom Pedro II, em 1872.
O que você espera dessa aproximação entre Brasil e França? Comente sua opinião.
Fonte: Agencia Brasil
Siga: @radiocentralquixada
Acesse mais informações: www.centralfmquixada.com.br
#LulaNaFrança #COP30 #AcordosBilaterais #MudançaClimática #CooperaçãoInternacional
Curtir, comentar e compartilhar
