Central FM 104.9

Carregando ...

Carla Zambelli na mira da Interpol: PF pede inclusão após prisão decretada por Moraes

Por Central FM 104,92 min de leitura
Carla Zambelli na mira da Interpol: PF pede inclusão após prisão decretada por Moraes

A Polícia Federal solicitou, nesta quarta-feira (4), a inclusão da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) na lista de difusão vermelha da Interpol, um alerta internacional para localizar e prender pessoas procuradas pela Justiça. A medida atende à determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que decretou a prisão preventiva da parlamentar no mesmo dia, após ela anunciar que deixou o Brasil.

A decisão de Moraes, motivada por um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), inclui o bloqueio dos passaportes de Zambelli, inclusive o diplomático, e de suas contas bancárias, bens, salários e verbas de gabinete. O ministro também ordenou a suspensão de seus perfis nas redes sociais, incluindo os de sua mãe e de seu filho, João Zambelli, de 17 anos, e determinou que a PF apure o paradeiro da deputada para viabilizar sua extradição.

Zambelli foi condenada em maio de 2025, por unanimidade pela Primeira Turma do STF, a 10 anos de prisão por invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2023, com a colaboração do hacker Walter Delgatti Neto, que recebeu pena de 8 anos e 3 meses. A PGR aponta Zambelli como autora intelectual da invasão, que incluiu a emissão de um falso mandado de prisão contra o próprio Moraes.

A deputada, que alega estar nos Estados Unidos e planeja se mudar para a Itália, onde possui cidadania, classificou a prisão como "ilegal, inconstitucional e autoritária", argumentando que a Constituição só permite a prisão de parlamentares em caso de flagrante de crime inafiançável e com aval da Câmara dos Deputados. Ela também criticou o bloqueio das redes sociais de sua família, afirmando que a medida é uma perseguição política.

A solicitação de inclusão na lista da Interpol, confirmada pelo diretor-geral da PF, Andrei Passos, foi encaminhada à organização, que reúne 196 países. A medida não garante prisão imediata, mas facilita a localização de Zambelli para eventual extradição, que dependerá de acordos bilaterais, como o existente entre Brasil e Itália. O deputado italiano Angelo Bonelli, do partido Europa Verde, já pediu ao governo italiano que colabore com a Interpol e não conceda refúgio à parlamentar, sugerindo até a revogação de sua cidadania italiana.

Moraes também abriu um novo inquérito para investigar Zambelli por possível obstrução de justiça e coação, determinando que a PF a ouça em até 10 dias e apure doações via Pix recebidas por ela nos últimos 30 dias, que somaram pelo menos R$ 285 mil, segundo a deputada.

Siga a @radiocentralquixada no Instagram e acesse www.centralfmquixada.com.br para mais notícias.

Fonte: Agência Brasil

O que você acha da decisão do STF de decretar a prisão de Carla Zambelli e incluí-la na lista da Interpol? Deixe sua opinião nos comentários!

#CarlaZambelli #STF #Interpol #AlexandreDeMoraes #Política

Compartilhar:


Carla Zambelli na mira da Interpol: PF pede inclusão após prisão decretada por Moraes