Investidores chineses manifestaram interesse em explorar as reservas de lítio no Ceará durante reunião com o governador Elmano de Freitas (PT). A informação foi divulgada pelo próprio chefe do Executivo estadual em entrevista ao programa Bom Dia, Nordeste, da Verdinha 92.5 FM, nesta quarta-feira (9).
"Estive na China, e uma das conversas foi sobre a possibilidade de exploração de minérios, especialmente lítio, porque eles têm um interesse muito grande", afirmou Elmano. O mineral é estratégico na produção de baterias para veículos elétricos e armazenamento de energia renovável.
Segundo o governador, os investidores estão em fase de pesquisa para avaliar a viabilidade do projeto. "Eles ficaram muito interessados, mas ainda estão analisando o tamanho e a qualidade das reservas, pois o lítio tem diferentes níveis", explicou.
Questionado se a exploração do mineral pode estar ligada ao polo automotivo cearense, Elmano confirmou: "Pode e terá". Ele destacou que empresas do setor de veículos elétricos estão buscando o Brasil devido às políticas de incentivo.
Ceará tem uma das maiores reservas de lítio do Brasil
Solonópole, no sertão cearense, abriga uma das principais reservas do mineral no país. A região está incluída no projeto federal de Avaliação do Potencial do Lítio no Brasil. O país possui a quinta maior reserva mundial e pode ampliar sua participação na produção global para 25% nos próximos anos, com investimentos estimados em R$ 15 bilhões até 2030.
O que você acha da exploração de lítio no Ceará? Deixe sua opinião nos comentários!
Acompanhe mais notícias pelo @radiocentralquixada e no site www.centralfmquixada.com.br.
Fonte: DN
#Lítio #Ceará #InvestimentosChina #EnergiaRenovável #ElmanoDeFreitas
