Em cerimônia realizada na tarde desta terça-feira (28), na Estação das Artes, 198 novos servidores tomaram posse para reforçar a rede estadual de saúde. O evento contou com a presença do secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, que representou o governador Elmano de Freitas, além de outras autoridades estaduais.
Entre os novos servidores está a técnica de enfermagem Raylane Menezes, que vai atuar no Hospital Geral de Fortaleza (HGF). Emocionada, ela relembrou o papel do Sistema Único de Saúde (SUS) em sua vida. “Hoje posso retribuir tudo o que o SUS fez por mim e pela minha mãe, que tratou o coração em um hospital estadual. Estou muito feliz com essa oportunidade e com vontade de ajudar o povo do meu Ceará”, disse.
Também tomou posse a médica Lia Bastos, lotada no Hospital Infantil Albert Sabin (Hias). Ela destacou o significado do momento: “Cada um de nós carrega uma trajetória marcada por dedicação, renúncias e persistência. Este concurso representa dignidade profissional e o reconhecimento de que uma saúde pública forte se constrói com carreiras sólidas”.
Durante o evento, o secretário Chagas Vieira destacou a importância do servidor público no atendimento à população. “Não adianta termos os melhores equipamentos se não tivermos pessoas valorizadas e comprometidas. Que cada um dos 198 profissionais que tomam posse hoje veja o cidadão não como um número, mas como uma vida que precisa de acolhimento e amor”, afirmou.
Os novos profissionais foram convocados em setembro e irão atuar como médicos (37), assistentes sociais (3), enfermeiros (27), fisioterapeutas (13), psicólogos (7) e técnicos de enfermagem (111). Eles reforçarão os quadros de unidades como o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM) e o Samu 192 Ceará.
Representando a secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho, o secretário executivo de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional, Lauro Perdigão, destacou o esforço dos novos servidores. “É um momento de alegria e celebração. Quando enfrentarem dificuldades, transformem-nas em oportunidades de melhoria. É assim que o SUS evolui e que a saúde melhora para o povo cearense”, disse.
Desde 2023, mais de 3.660 profissionais foram convocados para a rede estadual de saúde. Segundo a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), até 2026 ainda devem ser chamados mais de 1.600 profissionais.
Entre as novas servidoras está Airlania Vieira, técnica de enfermagem no Hias, que comemorou a conquista com emoção. “Estudei muito para chegar até aqui. Sou mãe de um adolescente autista e vejo esse concurso como uma virada de chave na minha vida. Agora posso realizar o meu sonho e também o do meu filho”, contou.
👉 Você acredita que a ampliação do número de profissionais pode melhorar o atendimento na saúde pública do Ceará? Comente sua opinião!
Fonte:Governo do Estado Ceará
#CentralFMQuixadá #SaúdeDoCeará #ElmanoDeFreitas #ServiçoPúblico #SUS #HospitalGeralDeFortaleza #HospitalAlbertSabin #Ceará #NotíciasDoCeará #ConcursoPúblico
