Central FM 104.9

Carregando ...

Gratuidade ou desconto na conta de luz vai beneficiar 4,5 milhões de famílias no Brasil

Por Central FM 104,92 min de leitura
Gratuidade ou desconto na conta de luz vai beneficiar 4,5 milhões de famílias no Brasil

O Congresso Nacional aprovou a Medida Provisória (MP) 1.300/2025, que garante a gratuidade ou desconto na conta de energia elétrica para 4,5 milhões de famílias de baixa renda em todo o país. O texto, que já estava em vigor desde julho devido ao efeito imediato das MPs, segue agora para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A nova tarifa social da energia contempla famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda mensal por pessoa menor ou igual a meio salário mínimo, além de beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Indígenas e quilombolas de baixa renda também terão direito.

Pelo novo modelo, o consumo de até 80 kWh será totalmente gratuito. Caso a família ultrapasse esse limite, pagará apenas a diferença. Segundo cálculos do Ministério de Minas e Energia, a medida pode beneficiar aproximadamente 60 milhões de brasileiros.

O custo, estimado em R$ 3,6 bilhões por ano, será bancado pela Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), fundo formado com contribuições dos consumidores para financiar políticas públicas no setor. Contudo, outros encargos, como a contribuição de iluminação pública e o ICMS, poderão continuar sendo cobrados de acordo com as regras de cada estado ou município.

A proposta foi aprovada no último dia de validade da MP, após intensos debates e modificações feitas pelos parlamentares. Entre as alterações, está a inclusão de desconto para dívidas de hidrelétricas. Já ficaram de fora do texto original medidas como tarifas diferenciadas por horário e mudanças nos critérios de preços no mercado de curto prazo.

Com a sanção presidencial, a expectativa do governo é consolidar a medida como política permanente, ampliando o alcance da tarifa social e garantindo mais justiça no acesso à energia elétrica.
E você, leitor: considera justa a gratuidade da conta de energia para famílias de baixa renda?

@radiocentralquixada
www.centralfmquixada.com.br
Fonte:gcmais

Hashtags:
#EnergiaElétrica #TarifaSocial #ContaDeLuz #GovernoFederal #CongressoNacional #CentralFMQuixadá

Compartilhar:


Gratuidade ou desconto na conta de luz vai beneficiar 4,5 milhões de famílias no Brasil