Aposentados e pensionistas contestam cobranças não autorizadas em benefícios
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já registrou mais de 1 milhão de pedidos de reembolso de descontos feitos sem autorização por entidades associativas. Os dados, divulgados nesta quinta-feira (15), mostram que 1.051.238 segurados formalizaram contestação, enquanto apenas 17.963 confirmaram que as cobranças eram válidas.
O sistema de consulta, disponível no aplicativo Meu INSS e pelo telefone 135, permite que beneficiários verifiquem descontos realizados nos últimos anos e solicitem a devolução de valores indevidamente cobrados. Em apenas dois dias, mais de 4,3 milhões de pessoas acessaram a plataforma para checar seus benefícios.
Investigações em andamento
As cobranças irregulares são alvo de operações da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU), que investigam fraudes envolvendo associações que vinculavam segurados sem consentimento. Ao todo, 41 entidades estão sob análise.
As organizações terão 15 dias úteis para comprovar a autorização dos descontos ou devolver os valores ao Tesouro Nacional, que fará o repasse aos beneficiários. Quem não teve cobranças indevidas recebeu a mensagem: "Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito no seu benefício".
Alerta contra golpes
O INSS reforçou que não entra em contato por ligações, SMS, e-mail ou WhatsApp sobre o tema. As comunicações oficiais são feitas apenas pelo Meu INSS e canais verificados do instituto. Em caso de dúvidas, a orientação é ligar para o 135.
E você, já verificou se teve descontos indevidos no seu benefício?
Acompanhe mais notícias:
📻 @radiocentralquixada
🌐 www.centralfmquixada.com.br
Fonte: Agencia Brasil
