Central FM 104.9

Carregando ...

Lula critica tarifas dos EUA e diz que Brasil “não prejudicou” os americanos

Por Central FM 104,92 min de leitura
Lula critica tarifas dos EUA e diz que Brasil “não prejudicou” os americanos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (24) que pretende dizer ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que as tarifas comerciais impostas contra o Brasil foram “um erro”. O encontro entre os dois líderes deve ocorrer neste domingo (26), à margem da cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), em Kuala Lumpur, na Malásia.

Durante entrevista coletiva concedida na sede da ASEAN, em Jacarta, Lula disse estar “totalmente preparado” para defender os interesses do país e apresentar dados sobre o comércio bilateral. Segundo ele, a justificativa usada por Washington para aplicar tarifas de 50% a produtos brasileiros “não tem fundamento nem veracidade”.

“O Brasil não está prejudicando os Estados Unidos. Em 15 anos, eles acumularam um superávit de 410 bilhões de dólares na balança comercial conosco. As tarifas são injustas e foram impostas sem base real”, afirmou o presidente.

As sanções norte-americanas também atingiram autoridades brasileiras, incluindo o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, após Trump alegar “perseguição política” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. O STF condenou o ex-mandatário a 27 anos de prisão por envolvimento na tentativa de golpe após a derrota eleitoral de 2022.

Lula rebateu as acusações e afirmou que o Brasil é um Estado de direito, onde todos são julgados conforme a lei.

“Qualquer pessoa que comete um crime no Brasil é julgada, e quem é culpado é punido”, destacou.

Os dois presidentes, ambos com 79 anos, retomaram o diálogo após uma conversa rápida na Assembleia Geral da ONU, em setembro, e uma ligação telefônica em outubro. Segundo fontes diplomáticas, o encontro na Malásia está em fase final de preparação e deve incluir temas como narcotráfico, guerra comercial e soberania nacional.

Lula também pretende discutir as tensões internacionais envolvendo Gaza, Ucrânia, Venezuela e energia, defendendo o diálogo e o multilateralismo.

“O mundo não pode continuar com essa polarização do bem contra o mal a vida toda”, afirmou o presidente brasileiro.

E você, acredita que o diálogo entre Lula e Trump pode reverter as tarifas e aliviar a crise comercial entre os dois países?


Fonte:DCM

 

#Lula #DonaldTrump #BrasilEUA #ComércioExterior #Tarifas #ASEAN #AlexandreDeMoraes #JairBolsonaro #Diplomacia #CentralFMQuixadá

Compartilhar:


Lula critica tarifas dos EUA e diz que Brasil “não prejudicou” os americanos