A Petrobras comunicou, na noite de quinta-feira (7), que seu conselho de administração aprovou o retorno da companhia ao setor de distribuição de gás liquefeito de petróleo (GLP), conhecido como gás de cozinha. A informação foi divulgada pelo Valor Econômico nesta sexta-feira (8), com base em fato relevante arquivado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
A decisão reverte uma medida tomada há cinco anos, quando a estatal vendeu a Liquigás para dois grupos concorrentes como parte de um programa de desinvestimentos. Agora, a Petrobras planeja incluir a retomada no seu plano estratégico, com a meta de integrar o GLP aos demais negócios no Brasil e no exterior, além de oferecer soluções de baixo carbono aos clientes.
O retorno vinha sendo defendido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tem ressaltado a importância de a estatal se reconectar com sua função social e estratégica no abastecimento nacional. Lula já havia criticado a saída do setor, destacando o impacto sobre os preços para as famílias de baixa renda.
Ainda não há detalhes sobre o formato da operação, mas, ao contrário do setor de combustíveis líquidos, onde há impedimento contratual até 2029, a Petrobras pode retomar de imediato a atuação na distribuição de GLP. A expectativa é que a medida contribua para maior estabilidade de preços e melhor estrutura logística no setor, reforçando a presença da estatal em áreas essenciais para a população.
A decisão se alinha à estratégia do atual governo de reposicionar a Petrobras como empresa de energia integrada, equilibrando lucro, responsabilidade social e compromisso ambiental.
@radiocentralquixada
www.centralfmquixada.com.br
Fonte: [inserir nome da fonte]
Você acredita que o retorno da Petrobras à distribuição de gás de cozinha pode ajudar a reduzir preços e garantir mais estabilidade para os consumidores?
#Petrobras #GLP #gásdecozinha #energia #Lula #economia #mercadodegás #transiçãoenergética #responsabilidadesocial #Brasil#CentralFMQuixadá
