Na noite desta terça-feira (29), criminosos invadiram a infraestrutura da Veep Telecom, provedor de internet que atende comunidades rurais de Quixeramobim, no distrito de São Miguel. A ação foi planejada: os invasores desligaram o disjuntor de energia para desativar as câmeras de segurança antes de furtar equipamentos e danificar a estrutura.
O que foi levado?
-
Baterias de backup
-
Câmeras de segurança
-
Ar-condicionado
-
Cabos de conexão (rompidos durante o furto)
O crime pode ter ocorrido ainda no anoitecer de terça, mas só foi descoberto na manhã de quarta (30). O proprietário da empresa já registrou um Boletim de Ocorrência, e a Polícia Civil investiga o caso para identificar os responsáveis.
Impacto na região
A Veep Telecom é uma das principais provedoras de internet em áreas rurais de Quixeramobim, onde os grandes operadores não chegam. O ataque causou interrupção no serviço, afetando moradores, pequenos negócios e até acesso a serviços essenciais, como telemedicina e educação online.
A empresa já trabalha para repor os equipamentos e reforçar a segurança, mas o prejuízo é significativo. Especialistas alertam que crimes contra infraestrutura de telecomunicações podem ser enquadrados na Lei Antiterrorismo (Lei nº 13.260/2016), especialmente quando afetam serviços básicos para populações vulneráveis.
E você, o que acha que pode ser feito para evitar esse tipo de crime?
Acompanhe mais informações no site www.centralfmquixada.com.br e nas redes sociais da Rádio Central FM Quixadá (@radiocentralquixada).
Fonte: Revista Ceará
#Quixeramobim #Segurança #Internet #Crime #Telecomunicações #SertãoCentral
