Um novo caso suspeito de gripe aviária está sob investigação em Quixeramobim, no Ceará. A amostra, coletada de uma galinha doméstica na região, foi encaminhada para análise laboratorial pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), que aguarda os resultados para confirmar ou descartar a doença.
Ainda que o local exato da ocorrência em Quixeramobim não tenha sido divulgado pelas autoridades, o caso acende um alerta na cadeia produtiva e entre os criadores. Este é o único caso suspeito sob análise no Ceará, dentre as 26 avaliações para Gripe Aviária e Doença de Newcastle realizadas no estado, das quais 16 apresentaram sintomas, mas foram posteriormente descartadas.
Em âmbito nacional, o cenário de vigilância sanitária tem sido intenso, com 4.063 avaliações conduzidas em todo o país e 1.129 amostras enviadas para exames laboratoriais. As autoridades seguem monitorando a situação em Quixeramobim e reforçam a importância da notificação de aves com sintomas para conter a disseminação da doença.
Siga: @radiocentralquixada | Acesse: www.centralfmquixada.com.br
