A Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) vai adquirir, por determinação do Ministério da Saúde, 180 mil equipamentos para unidades básicas de saúde (UBS) de mais de 5 mil municípios brasileiros.
De acordo com a AgSUS, a compra será realizada por meio de edital de licitação publicado no último dia 4. A abertura das propostas do pregão eletrônico está prevista para a próxima segunda-feira (18), às 10h, no portal compras.gov.br.
O investimento estimado é de R$ 1,8 bilhão, proveniente da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, dentro do pacote de investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Saúde 2025.
Ao todo, serão adquiridos 10 mil combos, cada um com 18 equipamentos estratégicos, entre eles ultrassom portátil, desfibrilador, laser terapêutico, retinógrafo e equipamentos para telessaúde. A expectativa do governo é iniciar as entregas a partir de novembro deste ano.
Entre maio e junho, a AgSUS promoveu consulta pública com representantes da indústria, gestores públicos e especialistas para aprimorar as especificações técnicas dos produtos. Segundo a agência, esse diálogo permitiu alinhar melhor as necessidades das equipes de saúde com as tecnologias disponíveis, aumentando a eficiência e assertividade do processo de compra.
E você, acredita que esse investimento vai melhorar o atendimento nas UBS da sua cidade?
@radiocentralquixada
www.centralfmquixada.com.br
fonte:AgênciaBrasil
#Saúde #SUS #UBS #PACSaúde #EquipamentosMédicos #AtençãoPrimária #Brasil#centralfmquixadá #noticiadodia
